Livro_imaginação-1

Brincadeiras para soltar a Imaginação

Se tem uma coisa que faz sucesso aqui em casa na hora das brincadeiras é papel sulfite em branco, canetinha, giz e lápis de cor. Essa combinação é certeira em qualquer dia e tempo. Salva nós mães nas férias, nos dias corridos e naqueles dias que São Pedro não colabora e manda chuva em pleno janeiro de férias, rs

Com imaginação e materiais de qualidade, dá para passar a tarde brincando 😉 Vou listar algumas ideias bacanas que podemos fazer com os pequenos, mas antes vou mostrar uma linha da TRIS que super recomendo, é ideal para todas idades, ela é mega macia, escorrega no papel, além da variedade de cores para os pequenos criarem à vontade! E a resistência é importante: não quebra fácil, porque queremos material de qualidade para soltar a imaginação dos filhotes sem ter que ficar repondo o estoque toda hora, né?!

foto4.4
Nomes de cores criativos
foto1.1.1
Caixa exclusiva com lápis super macio para desenhar
foto2.2
Como não se apaixonar por tanta opção bacana :)
foto3.3
Além da canetinha ser lavável ela pode ficar até 72h aberta sem secar, demais!!
foto8.8
Fiquei encantada com essa linha para os menores. Lápis jumbo 2 em 1 com ponta macia igual giz e giz retrátil com corpo plástico que não quebra!

 

Conheça um pouquinho mais dessa campanha clicando AQUI  Vamos deixar a vida dos pequenos #MegaColorida?!

Agora que seu filho já estará com o melhor material para soltar a imaginação, vamos às brincadeiras:

1. Continue o Desenho

Como brincar: sentados em roda, os jogadores devem produzir, ao final da rodada, um desenho coletivo. O primeiro participante faz um traço na folha, e a passa para o lado. A pessoa seguinte deve fazer mais um traço, e assim vai até ir completar um desenho.

O que desenvolve: a ideia da criação coletiva traz muitos aprendizados para a criança, essa brincadeira associa a imaginação e a criatividade com o espírito de parceria. Quanto mais opções de lápis, canetinhas e giz tiver, melhor, a criançada vai poder soltar a imaginação!

2. Pontinhos

Como brincar: faça uma malha de pontinhos, de preferência à caneta, em um papel. Cada jogador, alternadamente, deve fazer um risco (com lápis colorido) entre dois pontinhos vizinhos que escolher (nunca na diagonal). Quem conseguir formar um quadradinho faz, dentro dele, a sua inicial, e deve jogar novamente (se formar outro quadradinho, na sequência, continua jogando). Vence o jogador que tiver mais quadradinhos!

O que desenvolve: uma ótima maneira de trabalhar raciocínio lógico e lateralidade, ou seja, a predominância motora de um dos lados do corpo.

3. Imaginação Maluca

Como brincar: antes de iniciar a brincadeira, os jogadores devem criar personagens divertidos e esquisitos, e descrevê-los em uma folha de papel, junto com seu desenho bem divertido e colorido. Exemplo: uma pessoa que sempre esquece o nome das pessoas, uma criança que tem medo de tudo. Quanto maior a variedade, melhor! Dobre os papéis e coloque-os em uma sacola. Um dos jogadores começa de fora, enquanto os outros pegam

um papel. Começa, então, uma festa maluca, na qual os jogadores devem interpretar os personagens que sortearam. Eles devem interagir entre si de acordo com a descrição, para que o jogador que ficou de fora adivinhe quem é quem. Na próxima rodada, outra pessoa fica de fora para adivinhar. No fim, quem adivinhou os personagens em menos tempo ganha! No final, você pode criar um mega desenho maluco com todos os personagens.

O que desenvolve: toda brincadeira que envolve interpretação estimula a desenvoltura social da criança.

4. Construindo Mundo

Como Brincar: você pode usar folhas grandes, tamanho A3, muitas canetinhas, giz e lápis coloridos para criar cenários diferentes, como por exemplo, cidades, praças, hospitais, estradas, igrejas, parquinhos… Deixe tudo bem colorido, espalhe pelo chão os cenários e com bonecos e carrinhos transforme tudo em grandes mundos, da para criar um montão de coisas divertidas e únicas!

O que desenvolve: o lado lúdico da criança, inventivando a imaginação da criança.

5. Stop de Desenho

Como brincar: defina com seu grupo quais categorias estarão no jogo – nome, animal, marca, fruta, flor e CEP (cidade, estado ou país), por exemplo. Cada jogador, então, coloca em sua folha as categorias em colunas. O próximo passo é definir qual letra será usada na rodada: pode ser com os dedos ou com o “stop!” (um jogador fala a letra A em voz alta e depois passa a contar o alfabeto mentalmente; outro diz “stop!”, escolhendo a letra).

Os jogadores, então, devem completar as categorias com desenhos que iniciem com a letra escolhida. Quem terminar primeiro grita “stop!”, e todos os jogadores devem parar de desenhar imediatamente. O próximo passo é contabilizar os pontos: para pessoas que escreveram a mesma palavra numa categoria, 5 pontos; para palavras diferentes, 10 pontos; e no caso do jogador ter sido o único a ter completado aquela categoria, 15 pontos.

O que desenvolve: é um jogo muito divertido, que promove a interação e exige concentração e raciocínio rápido, além de conhecimentos de diversas áreas.

 

Podemos inventar outras várias brincadeiras: colar papeis nas paredes para a crianças desenharem e pintarem livremente, fazer competição de adivinhação de desenhos… Nós adultos também devemos soltar a imaginação e entrar na brincadeira com os pequenos, eles vão adorar esses momentos divertidos ao nosso lado e com certeza esses momentos farão muito bem para nossa evolução também Explore o simples, às vezes não precisamos de muito para termos horas de diversão.

foto5.5 foto6.6 foto7.7

Maricota ama desenhar, e com TRIS tudo fica ainda mais lindo 😉

 

E eu já dei a dica lá em cima, para não ter que parar a brincadeira no meio, ou ficar gastando à toa, invista em um bom material, com produtos de qualidade e durabilidade. Eu gosto de cores vibrantes, daquelas que realmente aparecem no papel, que seja gostoso de desenhar e que seja feita pensando nos nossos pequenos. Se você também é assim, não deixe de conhecer a linha MEGA TRIS, realmente um material diferenciado 😉

Curtiram? Agora não tem desculpa para aqueles dias de chuva nas férias, ou mesmo quando não dá para sair de casa, dá para se divertir muito e soltar a imaginação…

 

{PUBLICIDADE}

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado